O Que é SEO Off-page e Como Funciona

O que é SEO Off-page

O que é SEO Off-page e como funciona esta técnica

O SEO Off-page é um conjunto de estratégias de Search Engine Optimization desenvolvidas fora do ambiente do site, tendo como objetivo a geração de backlinks para o site, para colocá-lo em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, Bing e outros.

O trabalho de SEO é composto por um conjunto de técnicas e estratégias que são aplicadas às diversas dimensões do site, blog ou loja virtual que buscamos otimizar.

No caso do SEO Off-page, contamos com uma série de estratégias que visam criar links de qualidade apontando para o site, dentro de uma rotina que chamamos de Link Building, onde buscamos aumentar a relevância do site através do impulsionamento da popularidade online através da criação de backlinks.

Entender o que é SEO Off-page e sua importância para o conjunto de técnicas que compõem o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é fundamental para que você tenha sucesso nesta área.

Neste artigo vamos mostrar a você o que é SEO Off-page, qual a sua importância para o processo de SEO como um todo e os principais elementos que são abordados nesta etapa do processo de otimização de sites.

Qual a importância do SEO Off-page?

O SEO Off-page é atualmente uma das etapas mais críticas do processo de otimização de sites para ferramentas de busca, uma vez que o Google busca cada vez mais sinais externos de relevância, para confirmar a classificação feita pelo seu algoritmo.

A importância do SEO Off-page fica evidente quando indicadores de relevância de um site, como a Autoridade do Domínio, calculado pela Moz, por exemplo, atribuem a ele um peso elevado no cálculo da importância de um site.

O que é SEO Off-page

SEO Off-page no contexto das quatro dimensões do SEO

Para que você possa entender melhor o que é SEO Off-page, e contextualizá-lo no processo de otimização de sites, é importante mostrar as diferentes dimensões do SEO.

O trabalho de SEO é desenvolvido em quatro etapas distintas, cada uma sendo responsável por um dos aspectos do processo de otimização de sites para ferramentas de busca:

  • SEO Estrutural – Técnicas de SEO aplicadas à estrutura de um site, blog ou loja virtual visando destaca-lo nas páginas de respostas dos mecanismos de busca – veja detalhes;
  • SEO On-page – Técnicas de SEO aplicadas individualmente a cada uma das páginas o site para posicioná-las nos primeiros lugares das páginas de respostas dos buscadores – veja detalhes;
  • SEO Off-page – Estratégias de SEO que visam gerar backlinks para as páginas de um site e com isso destaca-las nas páginas de respostas dos motores de busca;
  • SEO On-SERP – Técnicas de SEO que visam destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, através de snippets especiais de maior atratividade e visibilidade – veja detalhes.

No caso do SEO Off-page, vamos focar nossos esforços no sentido de conseguir backlinks, ou seja, links que apontam para o seu site, que possuam relevância e autoridade, para melhorar o posicionamento das suas páginas e do site como um todo.

Como fazer o trabalho se SEO Off-page em seu site

Agora que você já sabe o que é SEO Off-page e seus fundamentos básicos, vamos partir então para parte prática e ver como criar uma estratégia de SEO Off-page em seu site.

Como dissemos anteriormente, a estratégia de SEO Off-page consiste na criação de links, com origem em sites de alta relevância e elevada Autoridade de Domínio, que tenham como tema central de seu conteúdo, um tema altamente relacionado ao abordado no seu site.

Vamos ver então como fazer SEO Off-page em seu site, quais são as principais questões técnicas envolvidas e estratégias a serem adotadas neste caso.

1 – Crie uma estratégia de SEO Off-page

Como qualquer outra etapa de SEO, é necessário que você faça um planejamento inicial do seu processo de Link Building, como também é chamada esta estratégia de construção de links para o seu site.

Não faz sentido você sair criando centenas de links de uma hora para outra, pois o Google quer na verdade o que ele chama de links naturais, ou seja, se eles forem criados de forma visivelmente induzida, serão ignorados.

2 – Contextualização

Ao buscarmos sites para a geração de links, é necessário que estes links sejam contextualizados, ou seja, eles devem fazer parte do campo semântico e temática do site de destino.

Se você está otimizando um site que fala sobre automobilismo, o ideal é que consiga links em sites que abordem o mesmo tema. Não faz sentido algum, por exemplo, conseguir um link em um site de receitas.

3 – Sites relevantes

Além de buscar esta contextualização, você precisa também focar a sua busca em site que sejam considerados relevantes em sua área, ou seja, como foi dito anteriormente, sites e páginas com uma elevada Autoridade técnica.

O importante é uma estratégia de SEO Off-page, não é a quantidade de links que o seu site recebe, mas sim, a qualidade destes links. Por isso a preocupação com o que chamamos de backlinks tóxicos, aquele vindos de site de baixa qualidade.

4 – Diversidade de domínios

Outro fator importante para o trabalho de SEO Off-page é a diversidade de domínios. De nada adianta você criar centenas de links, vindos de um único site, pois não terá o impacto desejado em termos de relevância.

O Google mede a popularidade de um site em função da quantidade e qualidade dos links apontando para ele, e por isso é importante criar backlinks em diversos domínios diferentes.

5 – Texto âncora

Chamamos de texto âncora, o texto sobre o qual é criado um link. É importante que este texto seja composto pela palavra-chave em foco da página para a qual ele remete o usuário, mas aí também devemos tomar alguns cuidados.

Se você usar o mesmo texto em todos os links, o Google interpretará isso como uma forma de tentativa de manipulação do algoritmo. É importante neste caso, variar o texto âncora usado na sua estratégia de Link Building.

SEO Off-page

Perguntas frequentes sobre SEO Off-page – FAQ

Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre o que é SEO Off-page e como aplicar uma estratégia de link building para aumentar a popularidade do seu site, e consequentemente melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca.

Fazer SEO Off-page é fundamental para ser listado no Google?

Sim. Atualmente você dificilmente conseguirá uma boa posição nas páginas de respostas do Google se não fizer um bom trabalho de SEO off-page.

A criação de links pode ocorrer naturalmente?

Sim, afinal de contas, um bom conteúdo tende a ser citado em outras fontes na web, mas existem métodos, como alguns que expusemos acima, que aceleram este processo.

SEO Off-page pode ser feito em qualquer tipo de site?

Não. O SEO Off-page deve ser feito em sites que estejam alinhados com o seu conteúdo e que sejam relevantes. Este é um dos pilares do link building.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o que é SEO off-page, suas técnicas e aplicações, deixe sua pergunta em nossa área de comentários.

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Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é SEO Off-page, faça uma análise da sua estratégia de link building para conseguir mais backlinks de qualidade e conquistar posições de destaque nos resultados orgânicos das pesquisas. Mantenha-se atualizado com este e outros conceitos de SEO assinando a nossa Newsletter.

Por Published On: 02/07/2020

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