Otimização de sites para ferramentas de busca – SEO

O processo de otimização de sites para ferramentas de busca, através da aplicação das técnicas de SEO, é uma das melhores opções para você gerar tráfego de altíssima qualidade para o seu site.

O Marketing de Busca é uma das principais fontes de tráfego para a maioria dos sites e por isso mesmo, peça fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

Diariamente milhões de pessoas fazem pesquisas no Google e outros mecanismos de busca. Estar bem colocado nas páginas de respostas a estas pesquisas é fundamental para que você consiga uma boa exposição para o seu site.

Para conseguir um bom posicionamento nos motores de busca, você tem duas opções. A primeira é pagar para estar lá, no que chamamos de Links Patrocinados, como os anúncios do Google.

A outra opção é conquistar um lugar no que chamamos de Resultados Orgânicos, ou seja, resultados não pagos, cujo posicionamento nas paginas de respostas é determinado pela sua relevância e outros fatores que veremos no decorrer deste artigo.

Neste caso, para obter estas posições é necessário que o site e suas páginas, sejam submetidos a um processo de otimização de sites para ferramentas de busca, que chamamos tecnicamente de SEO, o acrônimo para Search Engine Optimization.

Para deixar claro o que é o processo de otimização de sites para ferramentas de busca, dividi este artigo nas perguntas mais frequentes nesta área, como:

1 – O que é otimização de sites para ferramentas de busca?
2 – Em que casos aplicamos as técnicas de otimização de sites?
3 – Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca?
4 – Como implementar um processo de otimização de sites?

Você verá que o processo de SEO, apesar de extremamente técnico, não é difícil de ser implementado e traz ótimos resultados em termos de exposição e vendas.

1 – O que é otimização de sites para ferramentas de busca?

Como dito anteriormente, a otimização de sites para ferramentas de busca é um processo composto por diversas técnicas que são aplicadas nos mais diferentes ambientes digitais.

Basicamente, dividimos o processo de SEO em quatro dimensões:

    • SEO Estrutural – Técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca aplicadas na própria estrutura do site como um todo;
    • SEO On Page – São as técnicas de SEO que aplicamos ao conteúdo de cada uma das páginas do site visando um melhor posicionamento;
    • SEO Off Page – Técnicas que são aplicadas para que o site consiga links de qualidade apontando para ele, elevando assim sua popularidade;
    • SEO On SERP – Procedimentos que são adotados para que além de ocupar as primeiras posições, ele também se destaque por recursos especiais.

Todas estas fases da otimização de sites, devem ser tratadas com o mesmo grau de importância e atenção, pois na verdade, acabam criando uma sinergia que faz com que o site seja considerado relevante pelos buscadores.

Para saber mais sobre as principais características e técnicas usadas nestas quatro etapas, sugiro que você leia o artigo que publiquei aqui mesmo em meu site, sob o título Dimensões de SEO.

2 – Em que casos aplicamos as técnicas de otimização de sites?

A maioria das pessoas que já têm algum conhecimento sobre otimização de sites, tem uma visão muito focada na otimização das páginas de um site, blog ou loja virtual, mas na verdade as técnicas de SEO se aplicam a diversas outras situações.

É claro que a primeira coisa a ser feita é promover a otimização das páginas do seu site, justamente para, como falei anteriormente, conseguir maior exposição, tráfego e conversões para o seu site.

O que muita gente ignota é que as técnicas de otimização de sites podem ser usadas também em outros canais digitais, como por exemplo:

    • Redes Sociais – É possível aplicar as técnicas de SEO para destacar seus perfis nas mídias sociais nas pesquisas feitas pela sua marca no Google, no que chamamos de SMO – Social Media Optimization;
    • Vídeos no YouTube – A otimização de vídeos no YouTube é fundamental para que você destaque estes vídeos não só nas buscas realizadas dentro do próprio YouTube quanto nas pesquisas feitas nas páginas de pesquisa do Google;
    • Google Meu Negócio – O Google Meu Negócio, ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenas e médias empresas, é outra área onde aplicamos o processo de otimização de sites, para nos destacarmos no Google.

Como você pode verificar, o universo das aplicações de técnicas de SEO é gigantesco, e por isso mesmo, dominar estas técnicas e ferramentas é fundamental para o sucesso em marketing digital nos dias de hoje.

Estar entre os primeiros resultados de qualquer tipo de pesquisa realizada na Internet, seja no ambiente que for, Google, redes sociais e outros, é fundamental, por isso, saber o que é otimização de sites e o que este processo pode fazer pela exposição do seu negócio é essencial para se obter sucesso no marketing digital.

3 – Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca?

A otimização de sites para ferramentas de busca, tem como foco principal a seleção das palavras-chave pelas quais você deseja que o seu negócio seja encontrado nas buscas realizadas pelos seus clientes em potencial.

A seleção destas palavras-chave deve obedecer a critérios determinados em seu plano de marketing digital, em função dos interesses dos seus clientes.

A pesquisa de palavras chave é uma etapa fundamental para o sucesso em termos de otimização de sites para ferramentas de busca. É esse o segredo para trazer tráfego qualificado para o seu site e gerar um número maior de conversões.

Felizmente, para identificas quais são as palavras-chave mais importantes para o seu site, existem atualmente diversas ferramentas que nos ajudam a determinar quais seriam estas palavras ou expressões.

Uma delas, que costumo indicar nos cursos que ministro na Academia do Marketing e em mentorias em marketing digital é a Ubersuggest, uma ferramenta gratuita que vai dar a você diversas informações sobre a palavra-chave que você deseja otimizar no conteúdo do seu site.

Outra ferramenta que não posso deixar de citas é o Planejador de Palavras-Chave, disponível no Google Ads, plataforma de anúncios do Google. Esta é uma ferramenta que também lhe dará diversos insights sobre as melhores keywords a serem utilizadas em sua estratégia de SEO.

4 – Como implementar um processo de otimização de sites?

Levando em consideração a palavra-chave que você pretende utilizar, é hora então de colocar isso em prática, sempre seguindo como diretriz o planejamento que você elaborou em seu projeto de SEO, para poder destacar o seu site nos resultados de busca.

Não há uma só forma de executar este processo, pois existem aproximadamente mais de 200 fatores que são levados em conta pelo algoritmo do Google e outros grandes buscadores para determinar o posicionamento de uma página em suas pesquisas.

Vejamos então quais são os principais pontos a serem observados.

URL Amigável

Coloque sempre a sua palavra-chave na URL da sua página, pois este é considerado um elemento muito relevante no processo de otimização de sites.

Meta Tags

Coloque a sua palavra-chave nas meta tags Title e Description da sua página, para que o Google possa entender sobre o que ela se refere.

Densidade da Palavra-Chave

Elabore um texto em que a quantidade de vezes em que a palavra-chave aparece fique em torno de 1% a 2% do número total de palavras.

Tags HTML

Insira sempre a sua palavra-chave nas Tags de HTML utilizadas na composição do seu texto, como título, e subtítulo.

Tags de Ênfase

Em seu conteúdo, use tags de ênfase, como negrito e itálico em pelo menos uma ocorrência de palavra-chave no texto.

Imagens

É muito importante para a otimização de sites, que a sua página possua imagens e que nestas imagens, a sua palavra-chave esteja inserida na tag Alt.

Links Internos e Externos

Outro fator importante na otimização de sites é a presença de links internos e externos no conteúdo da sua página.

Links de Outros Sites

Consiga links de outros sites para as suas páginas, para que o Google entenda que o seu conteúdo é tão relevante que é inclusive citado por outros sites.

Tenha um Site Responsivo

O seu site precisa ser responsivo, ou seja, visível de maneira correta quando for acessado através de dispositivos móveis.

Estes são apenas alguns dos fatores de otimização de sites para ferramentas de busca que você deve observar, pois seria muita pretensão de minha parte querer apresentar todos os fatores de SEO em um único artigo.

O importante é que você desde o início tenha em menta a importância destes fatores na hora de elaborar não só a estrutura do seu site, como também do conteúdo que irá publicar nele, pois como costumo dizer em meu curso de SEO, este é um trabalho que começa da base.

Para saber mais sobre o processo de otimização de site, não deixe de visitar a minha seção de artigos sobre SEO, onde você encontrará muito mais conteúdo nesta área.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é otimização de sites para ferramentas de busca e seus benefícios, o que acha de colocar esta dimensão do marketing digital entre suas prioridades.

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Por Alberto Valle