O Que é SERP – Search Engine Results Page

Para quem não sabe o que é SERP, vamos destrinchar nesta matéria não só o seu significado como também sua importância no marketing digital.

A sigla SERP é a abreviação de Search Engine Results Page, em português, página de resultados de um mecanismo de busca.

A SERP nada mais é que a página de resultados exibida sempre que alguém faz uma pesquisa em sites como Google, Bing, Yahoo e outros.

Cada buscador possui um padrão próprio de apresentação da SERPs e apresentam variações dependendo da filosofia de informação de cada um.

Os resultados da SERP são chamados pelos especialistas em SEO pelo termo técnico de Snippets e são compostos, no caso dos Snippets tradicionais, por:

  • Endereço da página listada;
  • Título da página que corresponde a Meta Tag Title no processo de SEO
  • Descrição da página, que de forma geral corresponde a Meta Tag Description de SEO

Os Snippets exibidos na SERP, na verdade representam um resumo sobre a página indicada pelo buscador como adequada a consulta feita pelo usuário.

O que é SERP. Veja nesta matéria a definição de SERP

As SERPs não são únicas

Ao contrário do que muita gente pensa, a SERP não é única e varia de acordo com cada usuário em função dos hábitos de navegação, localização geográfica e outros fatores.

Isso significa, que para uma mesma busca, feita com a mesma palavra-chave por dois computadores diferentes, teremos resultados diferentes, em função da máquina e localização onde a busca foi feita.

Diversos fatores contribuem para isso, dentre eles estão seus hábitos de navegação e sua localização geográfica. Estas mudanças refletem uma tentativa dos buscadores de “entender” melhor o que você está buscando e trazer um resultado mais personalizado.

Por exemplo: se você tem o hábito de digitar o nome de um site no campo de busca, ao invés de digitar o endereço completo da url, fica claro para a inteligência artificial do buscador que aquela página tem certa relevância para você.

Por ter identificado esta preferência, pode acontecer que o posicionamento desta página seja elevado nos resultados das suas buscas. Esta mudança não irá influenciar o posicionamento da página para os outros usuários, apenas para você.

Estamos caminhando para uma busca cada vez mais personalizada e a tendência é que isso fique cada vez mais comum com o aperfeiçoamento constante dos engines de busca.

Para eliminar dos resultados este tipo de influência, você pode experimentar realizar buscas sem estar logado no buscador e desabilitar a gravação dos cookies de navegação. Outra opção é realizar a busca no modo “anônimo”, que alguns navegadores oferecem.

As duas dimensões das SERPs

Na maioria das vezes as páginas de respostas dos buscadores podem ser divididas em duas áreas diferentes que na verdade representam as duas dimensões do SEM – Search Engine Marketing.

  • Resultados Pagos – Resultados nas SERP que são exibidos em função dos sites terem pago ao programa de publicidade do buscador, Google Ads ou Bing Ads, por exemplo, para serem exibidos quando uma pessoas digita uma determinada palavra ou grupo de palavras;
  • Resultados Orgânicos – São o que chamamos de resultados naturais das ferramentas de busca, ou seja, uma seleção natural da ferramenta, onde os sites são exibidos em função da sua relevância para a palavra-chave digitada pelo usuário, segundo a avaliação do algoritmo do buscador.

A SERP como elemento de comunicação

Em nosso curso de SEO fazemos questão de chamar atenção para o valor dos Snippets como elementos de comunicação em uma estratégia de SEM.