12 Mitos Sobre SEO Que Você Deve Esquecer

Os mitos sobre SEO

Mitos Sobre SEO – Search Engine Optimization

Existem alguns mitos sobre SEO que de tão repetidos por aí, acabam se tornando uma “verdade” que acaba se propagando sem que ninguém conteste. Podemos dizer que são as Fake News sobre SEO.

O grande problema com estes mitos de SEO é que eles acabam prejudicando empresas e pessoas que tentam conseguir posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Neste artigo, selecionei dez dos principais mitos sobre SEO que já escutei ou li pela web, para que você possa evita-los e se concentrar no que realmente funciona.

Os 12 principais mitos sobre SEO

Confira abaixo quais são os principais mitos sobre SEO e fuja destas práticas que, não contribuirão em nada para que a sua marca consiga uma melhor exposição na área de resultados orgânicos das ferramentas de busca.

1 – As primeiras posições do Google são apenas para as grandes empresas

Este é um dos mitos sobre SEO que muitas vezes faz com que as marcas abandonem uma das melhores fontes de tráfego qualificado em uma estratégia de marketing digital; o tráfego orgânico.

As primeiras posições do Google são para todos que possuem técnica o suficiente para conquistá-las e mantê-las, independentemente do porte da empresa.

Uma das coisas interessantes sobre marketing digital é que é um ambiente extremamente democrático. Todas as marcas estão no mesmo patamar, independentemente do volume financeiro que possuem para suas ações de marketing online.

Muitas pequenas empresas dominam as páginas de respostas do Google, simplesmente porque aplicaram da maneira correta as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, e não deram a mínima bola para estes mitos sobre SEO.

O SEO para pequenas empresas é uma realidade e deixar essa oportunidade de geração de tráfego por acreditar em uma premissa falsa é simplesmente loucura.

2 – Para fazer um bom SEO é necessário conhecer programação

Mais um dos mitos sobre SEO que tem origem em tempos remotos, lá pelo início do século, quando as técnicas de SEO e ferramentas disponíveis nesta área, estavam dando apenas os seus primeiros passos.

Se você estiver utilizando uma plataforma de gerenciamento de conteúdo boa, como o WordPress, por exemplo, todos os recursos de SEO estarão disponíveis, mesmo que você não saiba programar uma única linha de código.

No caso do SEO para e-commerce, por exemplo, a maioria das plataformas de ponta, também oferecem recursos de otimização de sites para mecanismos de busca.

Mais uma vez, nada de programação para colocar seu site nas primeiras posições do Google. Só mais um dos mitos sobre SEO que vagam por aí.

3 – Fazer uma pesquisa de palavras-chave é perder tempo com detalhes

Bem, quem siz isso, mostra que não faz a menor ideia de como funciona o processo de SEO. A escolha das palavras-chaves certas é a essência do trabalho em marketing de busca, seja na área de SEO ou em links patrocinados.

Quando criamos um projeto de SEO, buscamos justamente entender a intenção de busca do usuário, justamente para estarmos presentes no lugar certo e na hora certa. Sem uma minuciosa pesquisa de palavras-chave, você não consegue isso.

No marketing de conteúdo, por exemplo, orientamos o material a ser produzido em função da etapa da jornada do consumidor que o usuário está. Para identificar isso, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave muito bem elaborada. Mais um dos mitos sobre SEO detonado.

Existem diversas ferramentas para seleção de palavras-chave como o Google Keyword Planner, SEMRush e Ubersuggest entre outras.

Existe também a opção de usar o ChatGPT para SEO, fazendo pesquisas de palavras-chave bem específicas utilizando a inteligência artificial.

4 – Só é preciso fazer SEO uma vez

Mais um dos mitos de SEO, que aliado à preguiça, ganhou espaço e por vezes gera resultados desastrosos para as marcas.

A explicação é bem simples. O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é dinâmico. A rodo momento, o Google, por exemplo, promove atualizações em seu algoritmo.

Antigamente, o Google avaliava um site do ponto de vista puramente semântico, por isso, fazer um bom trabalho de SEO on-page, jogando bem com palavras-chave e sinônimos, já garantia um diferencial nos resultados de busca.

Depois da implantação do critério de Core Web Vital, uma análise de desempenho do site e a experiência que ele proporciona, a coisa mudou de figura.

Por isso, é importante estarmos periodicamente fazendo uma auditoria de SEO, incorporando os novos conceitos. Mais uma vez, SEO único não passa de mais um mito sobre SEO.

Mitos Sobre SEO - O que é mito e o que é verdade

5 – Se eu fizer um SEO básico meu site será listado no Google em boas posições

Este um duplo erro. O primeiro é um dos mitos sobre SEO mais comuns, de que existe o tal do SEO básico. Isso definitivamente não passa de “conversa para boi dormir”. Essa coisa de SEO básico simplesmente não existe.

Em um ambiente profissional tão competitivo como o do marketing de busca com foco nos resultados orgânicos, acreditar que fazer uma meia dúzia de coisas em termos de otimização vai lhe trazer algum retorno, é fazer o que chamamos de SEO da Esperança.

Hoje em dia, ou você faz um trabalho sério de SEO, com base nas técnicas mais avançadas e atualizadas, e consegue destacar seu site nas buscas, ou então poupe o seu tempo e dinheiro e não faça nada.

6 – Basta repetir a palavra-chave muitas vezes para conseguir uma boa posição no Google

Este não sei se é um mito sobre SEO, ou um completo atestado de desconhecimento sobre o que venha a ser o trabalho de otimização para ferramentas de busca, e as diretrizes do Google sobre o uso de palavras-chave.

O que chamamos de SEO On-page, ou seja, as técnicas aplicadas aos elementos internos de uma página, envolve muito mais do que apenas a quantidade de vezes que a palavra-chave é mencionada.

O que chamamos de Densidade da Palavra-Chave, precisa ser muito bem administrada, pois se extrapolar os limites técnicos, você pode até ser punido pelo Google, pela prática do que chamamos de Keyword Stuffing.

7 – Qualquer tipo de conteúdo pode ser ranqueado no Google

Definitivamente não é assim que a coisa funciona. Nem todo conteúdo é listado no Google, pois o algoritmo seleciona muito bem o que faz sentido exibir em suas páginas de resposta e o que não relevante o suficiente para isso.

É comum algumas pessoas reclamarem que o Google não lista uma ou em casos mais extremos, todas as páginas do site, e não conseguirem entender o motivo disso estar ocorrendo.

Ao realizarmos uma análise mais detalhada do conteúdo, descobrimos que ele ou não tem qualidade ou então, que não foram utilizadas as técnicas de SEO adequadas.

Entre os mitos sobre SEO, o de que basta você escrever uma meia dúzia de coisas para aparecer no Google, é um dos que mais prejuízos trás às marcas. Não adianta.

Se você não desenvolver um conteúdo de qualidade não terá espaço nas páginas de respostas de pesquisas do Google ou outros grandes buscadores.

8 – Quanto mais páginas melhor para o site

Este também é outro dos mitos sobre SEO que rondam a Internet há tempos e certamente não tem qualquer fundamento técnico. De nada adianta inserir toneladas de conteúdo em seu site se este conteúdo não tem qualidade.

Quase nada em termos de SEO tem a ver com quantidade. O Google e outros grandes buscadores estão interessados em qualidade e boa experiência do usuário ao visitar um site.

Fora isso é pura perda de tempo e até mesmo prejuízo em termos de Crawl Budget. Conteúdo de baixa qualidade é simplesmente ignorado pelos buscadores.

Se o seu site ou blog tiver apenas trinta conteúdos, mas estes conteúdos muito bem otimizados, com qualidade de textos, imagens e tudo mais que é levado em conta pelo algoritmo do Google, a chance de estar na frente nos resultados de pesquisa será muito grande.

Principais mitos sobre SEO

9 – Qualquer tipo de links apontando para o meu site ajuda no trabalho de SEO

Outro dos mitos sobre SEO que canso de ouvir por aí, e que definitivamente não tem nada a ver com a realidade das técnicas e boas práticas de Search Engine Optimization, muito pelo contrário, backlinks tóxicos pode até prejudicar.

A quantidade de links apontando para um site é um fator importante no que chamamos de SEO Off-page, mas para que eles tenham influência em seu posicionamento, eles precisam ser links de qualidade.

Para impactarem positivamente em seu posicionamento nas páginas de respostas do Google, estes links precisa estar dentro da temática principal do seu site e terem origem em sites com elevada Autoridade de Domínio.

10 – Não vale a pena investir na otimização de imagens

As imagens geralmente são negligenciadas no processo de SEO, por aqueles que estão começando nesta área, o que é um dos maiores erros de SEO que você pode cometer, pois estará desperdiçando um bom elemento para o seu rankeamento.

Um dos mitos sobre SEO é que elas não merecem tanta atenção assim, pois são apenas imagens. O erro de abordagem neste caso é ignorar que o Google vê o conteúdo como um todo, e não de forma isolada.

Em lojas virtuais é comum vermos as imagens de produtos serem negligenciadas no processo de otimização, o que certamente pode ser considerado um dos maiores erros de SEO no e-commerce.

Adequar o nome do arquivo à palavra-chave que você deseja colocar em destaque nas SERPs é uma das boas práticas neste caso. Adotando essa prática, você pode inclusive conquistar a Posição Zero no Google.

Indo mais além, é possível, e interessante, otimizar até mesmo os meta dados desta imagem para que as ferramentas de busca possam entender melhor i tema desse elemento de conteúdo.

11 – Só é preciso fazer SEO uma vez

Mais um dos mitos de SEO, que aliado à preguiça, ganhou espaço e por vezes gera resultados desastrosos para as marcas.

A explicação é bem simples. O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é dinâmico. A rodo momento, o Google, por exemplo, promove atualizações em seu algoritmo.

Antigamente, o Google avaliava um site do ponto de vista puramente semântico, por isso, fazer um bom trabalho de SEO on-page, jogando bem com palavras-chave e sinônimos, já garantia um diferencial nos resultados de busca.

Depois da implantação do critério de Core Web Vital, uma análise de desempenho do site e a experiência que ele proporciona, a coisa mudou de figura.

Por isso, é importante estarmos periodicamente fazendo uma auditoria de SEO, incorporando os novos conceitos. Mais uma vez, SEO único não passa de mais um mito sobre SEO.

Mitos Sobre SEO

12 – Uma vez conquistada uma posição está encerrado o trabalho de SEO

Este é um dos mitos sobre SEO que faz com que muitas marcas se surpreendam quando começam a perder posições no Google, e consequentemente os acessos gerados por uma posição privilegiada nas páginas de respostas do buscador.

O trabalho em SEO é contínuo. Costumo dizer no SEO MasterClass, e outros cursos que ministro na Academia do Marketing, que uma posição de destaque no Google não é sua, ela está com você.

Se não houver um trabalho periódico de manutenção, você pode perder esta posição. Essa história de que a posição é uma conquista definitiva é apenas mais um dos mitos sobre SEO.

Da mesma forma que você deseja estar entre os primeiros colocados do Google, seus concorrentes também perseguem este objetivo. Por isso, esteja certo que neste exato momento tem alguém se perguntando como chegar ao primeiro lugar no Google.

Agora que você já conhece os principais mitos sobre SEO, é possível escapar de algumas armadilhas e posicionar a sua estratégia de SEO de uma forma mais técnica e profissional. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos ligados a SEO assinando a nossa Newsletter.

Por Published On: 25/02/2022

2 Comments

  1. f8c4a0762b9b23480dc49b6a5871f814?s=54&r=g
    Eduardo 29/02/2024 at 17:32 - Reply

    Fazer comentários em blogs ainda funciona ou é, como você mesmo diz, mais um dos mitos sobre SEO.

    • 6534796d93bf62f94c0dea69e0ae043e?s=54&r=g
      SEO MasterClass 29/02/2024 at 17:49 - Reply

      Olá Eduardo!

      realmente, esse é mais um dos mitos sobre SEO. Os comentários em blogs não funcionam, porque mesmo que você consiga colocar um link nele, por padrão, esses links são NoFollow. Por isso, não transmitem força para o site.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe SEO MasterClass

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